No corrente ano de 2013, o cenário
político moçambicano será marcado pela realização de eleições autárquicas que
terão lugar no dia 20 de Novembro. Um número não estimável de partidos irá
concorrer à presidência dos 21 municípios espalhados pelo país. Como já é
tradição, as campanhas eleitorais são feitas no espaço físico – nos bairros,
comunidades, distritos, etc. – empunhando-se cartazes e entoando-se canções aos
partidos e aos líderes concorrentes. Mas existe um espaço que até hoje é pouco
explorado pelas forças políticas nacionais, quer seja para fazer a propaganda
política, quer seja para campanhas eleitorais: a internet. Embora os dados
indicam que apenas cerca de 4% da população moçambicana – o equivalente a 600
000 habitantes - tem acesso a internet, verifica-se em contrapartida um rápido crescimento de usuários da internet nos últimos anos. O acesso à internet
verifica-se com maior frequência nas cidades, onde se encontram indivíduos com
elevado índice de escolaridade e com alto poder de influência. Daí a importância
a dar-se a esse novo espaço de sociabilidade.
Nas
redes sociais, os três partidos acima mencionados tem também a sua presença. A
Frelimo tem uma conta no Facebook e no Twitter. Embora seja a única força
política no Twitter (com 551 seguidores), a última actualização da Frelimo data
de 31 de Maio de 2012. No Facebook, o cenário é diferente. Este partido conta
com mais de 5 mil amigos. O MDM conta na sua página do Facebook com 289 fãs.
Não é possível saber quantos fãs ou amigos o partido Renamo tem no Facebook.
Estas duas últimas forças políticas não tem qualquer presença no twitter.
Com
base nos dados acima apresentados, observa-se que a presença das forças
políticas na internet, em particular nas redes sociais ainda é fraca,
reduzindo-se apenas a três partidos políticos. Num contexto em que cada vez
mais pessoas vão ganhando acesso a internet, quer seja através dos
computadores ou a partir dos telefones celulares, é extremamente necessário
olhar-se para a internet como um espaço de sociabilidade muito importante, pelo
facto de ser um local onde os cidadãos encontram-se mais livres para discutir
assuntos políticos de forma aberta e menos censurada. Um outro aspecto
importante a frisar é o facto de que na internet, o custo para realização de
campanha eleitoral ser consideravelmente baixo e de sta forma poder contribuir para
a redução dos gastos referentes a impressão de material de impressão,
beneficiando de certa maneira o próprio ambiente.
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