sábado, 1 de junho de 2013

Primeira Geração Pós-Guerra nas Eleições em Moçambique


As eleições autárquicas em Moçambique que terão lugar em Novembro próximo serão marcantes pelo facto de que a primeira geração que nasce após o acordo de paz (que culminou com o fim dos 16 anos de guerra civil) irá as urnas. 

A guerra civil em Moçambique teve a duração de 16 anos, por isso também conhecida como “A Guerra dos 16 anos”. Tal guerra colocou frente a frente as forças governamentais (dirigidas pela Frelimo) e o  movimento rebelde, a Renamo. Este conflito teve o seu início um ano depois da independência do país, em 1976, e teve o seu término em Roma, no dia 4 de Outubro de 1992 quando o antigo presidente da República Joaquim Chissano e o líder de Renamo, Afonso Dhlakama assinaram o acordo de paz que ditou o fim das hostilidades.

Passados 21 anos após a assinatura do acordo de paz, grande parte daqueles que pela primeira vez irão votar nas eleições não conhece o que é viver em estado de guerra.  Estes  apenas tem conhecimento das experiencias de guerra com base em relatos. O facto de não terem testemunhado a guerra pode ser determinante na escolha que irão fazer nas eleições. A razão disso prende-se com o facto das pessoas alegarem não terem votado a Renamo nas eleições  anteriores devido as experiências que carregam da guerra civil que arruinou o país e dizimou milhares de pessoas. Durante a guerra civil a Renamo foi financiada pelo Regime do Apartheid da África do Sul e os seus homens eram conhecidos como os matsangas (bandidos armados), daí a sua “má reputação”.

A juventude de hoje cresceu num contexto diferente, isto é, de paz, mas marcado pela pobreza, desemprego, corrupção, crises nos sectores de transporte e habitação principalmente nos pincipais centros urbanos. Estes males sociais estiveram na origem das manifestações populares de 5 de Fevereiro de 2007 e 3 de Setembro de 2011 em que os manifestantes reclamavam pelo aumento dos preços dos produtos e de transporte. A greve dos médicos que vem paralisando o sector de saúde há já algumas semanas acaba entrando na memória desta geração que irá votar pela primeira vez.

Embora o país esteja a registar enormes descobertas de riquezas naturais tais como o carvão mineral na província de Tete e petróleo na província de Cabo Delgado, a situação de vida continua a deteorar-se e estas descobertas poucos efeitos têm produzido efeitos na vida das pessoas. O último relatório publicado pela PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) colocou Moçambique no terceiro pior lugar no Índice de Desenvolvimento Humano. Este relatório vem reforçar tantos outros estudos que indicam que o país está a recuar, e a qualidade de vida está a decrescer. Daí a ideia de que a história das eleições poderá ganhar novos contornos a partir da entrada em cena da geração pós-guerra no campo político nacional. 

Tomás Queface



Sem comentários:

Enviar um comentário